Histórico

Para vocês que querem saber mais sobre o grupo Catarse, aqui vão, as informações que até então eu julgava desnecessárias transmitir por achar que a seqüência cronológica de postagens diria tudo.

Pois bem,
Tudo começou em agosto de 2007, quando o desenhista criado em Belém e radicado na França, Miguel de Lalor Imbiriba veio a Belém para dividir, com os fãs de quadrinhos, um pouco de sua experiência profissional.
No dia 28, às dez da manhã, o auditório do instituto de Artes do Pará (IAP) estava cheio de jovens interessados no Workshopp de Quadrinhos.
Seguindo o conselho do próprio Miguel, alguns dos participantes desse work shopp passaram a se reunir aos fins de semana para discutir e produzir histórias em quadrinhos. Estava formado o grupo CATARSE.

A primeira reunião do grupo ocorreu na concha acústica da Praça Santuário, no bairro de Nazaré. À qual compareceu cerca de vinte rapazes e, infelizmente, nenhuma garota.
Desde então, muitos membros ingressaram no grupo e muitos o deixaram com a mesma facilidade, restando apenas os que eram farinha do mesmo saco, o que inclui até agora, Adnilson Gomes, Cláudio Adriano, Eliezer França, Everton Leão, Marcio da Silva e Michael Rocha.

ADNILSON GOMES se formou em Artes Plásticas pela UFPA em 2009 e publicou histórias em três títulos de circulação local. Teve um trabalho selecionado para o 3º Salão de Humor da Amazônia e ganhou o primeiro lugar no Concurso Paraense de Desenho do estúdio de animação Karandash.
Outros trabalhos seus podem ser vistos no endereço: HTTP://adnilsongomes.blogspot.com

       CLAUDIO ADRIANO também é formado em Artes Plástica pela UFPA. produz vídeos amadores de humor com a equipe do Ordem Rude (vide Youtube).

               ELIEZER FRANÇA cursa a faculdade de Letras na UFPA. Teve grande participação na produção do gibi Laços de Fé e em algumas animações que incluem um comercial para TV e um Clipe musical.

EVERTON LEÃO se formou em design pelo antigo CEFET e está no ultimo ano do curso de psicologia da UFPA. Teve uma história publicada na revista Catarse Quadrinhos e participou da produção de animações como Muragens (direção de Andrei Miralha).


MARCIO DA SILVA é cursado em magistério e em cinema. É quem consideramos o líder do Catarse apesar do grupo se praticamente anárquico.



MICHAEL ROCHA é a enciclopédia humana do grupo, porta voz na imprensa e, e como todos os outros, roteirista e desenhista.

O grupo Catarse veio participando ativamente de vários eventos culturais de Belém e Ananindeua.
Em 2008, esteve no I Jiral da Literatura Paraense mostrando suas produções em andamento. Em Ananindeua, foi jurado de um concurso de desenhos durante o evento para otakos, The Jail Festival. Contribuiu com oficinas de desenho e quadrinhos no famoso Animazon, onde julgou um novo concurso de desenhos. Esteve também na Feira Pan-amazônica do Livro em 2009, vendendo sua primeira publicação, que leva o próprio nome do grupo, Catarse Quadrinhos.
Além da revista Catarse Quadrinhos, também há outros títulos que trazem histórias escritas e desenhadas por membros do grupo. Estes títulos são: Fanzine Catarse números 1 e 2 (esgotado), Quadrinorte: quadrinhos do Pará e Bião de Dois. Todos esses títulos estão disponíveis na gibiteca do CENTUR.
Em dois anos consecutivos (2010 e 2011) o grupo catarse promoveu um ciclo de oficinas de desenho e quadrinho em parceria com a Biblioteca Pública Arthur Vianna durante a semana nacional de quadrinhos (ultima semana de janeiro). Em 2011, com palestras de profissionais do quadrinho nacional, internacional e virtual.
Várias vezes demos entrevistas para TV (RBA, rede Cultura, e outras), para emisoras de rádio, jornal impresso e para nosso chegado, Carlos Amorim do Cine TV News, cujo link você encontra na lateral da tela do blog.
Possivelmente, estaremos indo ao ar pela TV Nazaré em breve.

Teremos novidades logo, aguardem.